Como fazer brincos simples.

Desde que falei aqui que gosto de fazer brincos têm me perguntado como se faz e onde se compram os materiais.
Passo a explicar como faço.

Ferramentas

Precisamos de 3 alicates diferentes. Um alicate de pontas redondas (a), um alicate de pontas achatadas (b) e um alicate de corte (c). Estes alicates existem em todas as lojas de ferragens, no Aki, na maioria das lojas de contas, em lojas de hobbies, em algumas papelarias de materiais de arte, em lojas online, nas lojas de chineses, etc. Antes de comprar vejam se o vosso marido ou o vosso pai tem alguns destes alicates na caixa de ferramentas. Pode ser que sim e assim ficam com mais dinheiro para comprar contas!!

Materiais

Em inglês, as peças de metal que se usam na bijutaria, chamam-se findings. É útil saber isto para poder comprar as peças online em sites estrangeiros de bijutaria ou mesmo na eBay. Eu compro muita coisa na eBay. Às vezes compensa.
Para estes brincos precisamos de dois headpins (arames cabeça de alfinete) de 5 centímetros (F1) e 2 hook earwires (anzóis para brincos) (F2).
Podem comprar este material em lojas de contas, em retrosarias, em algumas lojas de chineses e em lojas online.

E precisamos também de contas. Nestes brincos vamos usar 3 pares de contas diferentes. Um par de contas tubulares de vidro vermelho escuro, um par de contas azuis claras e um par de coraçõezinhos vermelhos. Usem a vossa imaginação. Esta é a parte mais divertida. Escolher as contas!
Para comprar contas visitem as retrosarias, as lojas de contas e mesmo as lojas dos chineses. Há muitos sítios onde comprar contas bonitas.

Fazer os brincos

Para começar a montar o brinco começamos com um headpin (arame cabeça de alfinete) e enfiamos as contas pela ordem que gostamos mais.

Tentem versões diferentes antes de avançar. Com duas contas iguais e uma diferente, ou com 4 contas, ou só com duas, etc. Experimentem. Lembrem-se que estão a fazer brincos para usarem. Se não estão contentes com a combinação de contas tentem outra combinação até ficarem satisfeitas.

Encontraram a combinação perfeita? Boa!

A seguir cortamos o headpin (arame cabeça de alfinete) ao tamanho desejado. Atenção! Lembrem-se que precisam de deixar pelo menos 1 centímetro para fazer a voltinha de remate.

Usando o alicate de pontas redondas dobramos o headpin (arame cabeça de alfinete) para um dos lados, como nas figuras em baixo.

img src=”http://lh3.google.com/image/gisela.francisco/RmAI_HHGkzI/AAAAAAAAAB4/itOaoFrv5A0/s400/earrings_09.jpg” />

E depois, ainda com o mesmo alicate, rodamos o arame para o outro lado, para centrar a voltinha.

Agora, temos que juntar o hook earwire (anzol para brincos).

E usamos o alicate de pontas achatadas para fechar a voltinha. Cuidado com a força aplicada. Não queremos tirar a forma à voltinha feita anteriormente.

Pronto! Um brinco já está feito. Simples, não é?! Agora é voltar a repetir o processo com contas iguais enfiadas na mesma sequência.

E no fim ficamos com um belo par de brincos!

Eu gosto mesmo de fazer estes género de brincos. São tão fáceis de fazer e é tão satisfatório usá-los e poder dizer a quem os elogia que fui eu que os fiz. E fazem óptimas prendas para as amigas!

24 thoughts on “Como fazer brincos simples.

  1. Pingback: gi-gi.net » Fazer brincos é divertido!

  2. Gi, estou orgulhosa de ti, nem eu conseguiria uma explicação tão boa de como fazer brincos, sim senhora, já estás uma verdadeira profissional!!!
    Sim, aqui em Lisboa existem imensos sitios para comprar contas, mas confesso que nunca me aventurei pelo mundo do ebay, embora saiba que se consegue excelentes negócios por lá. Que tal um post a explicar como se compra via ebay, e como costumas encontrar os teus achados?!?!
    beijos!!

  3. Obrigada querida! :D
    Prometo que faço um post sobre tudo o que sei sobre comprar via eBay. Aliás, é uma excelente ideia para um post!
    Beijinhos para ti!!

  4. já andava com vontade de experimentar fazer isto, mas este post deu uma ajuda.. é realmente muito divertido!! agora só me falta furar as orelhas.. :P

  5. mas tem-se de andar com uns brincos horrorosos pelo menos um mês, para aquilo não infectar, não é?!

    já furei duas vezes, mas acabei por não aguentar e tirar a porcaria dos brincos-para-quem-fura-as-orelhas. ainda são tão horrorosos como eram, ou já há mais alternativas?

  6. Gnoveva: Os meus são umas bolinhas de metal de 4 cm. Não são horrorosos, são simples. Furei na Claire’s, no centro comercial. Vai lá ver. Eles têm mais que uma opção. E algumas são realmente horrorosas. Hehehe.

  7. Pingback: gi-gi.net » Vários updates à lista

  8. parabens os brincos estao muio giros e sao tao faceis de fazer. vou tentar fazer uns.

  9. eu gosto muito de fazer colares mas ainda nunca fiz brincos. pelas fotos deve ser fassil.
    jokas

  10. Gostei muito do que vi tem de por mais brincos para eu aprender eu gosto muito de fazer mas ainda tenho de aprender mais. E tem de por também pulseiras e brincos para eu aprender. Adorei o que vi sege o conselho que te di tens futuro. Eu esperimentei e ficaram lindos. Xau quando eu vir outra vez a esse saite quero ver mais coisas se ser brincos. Tá não te esquessas de apontar o meu Email quero falar com tigo tens futuro. Xau Xau.
    ESPERIMENTE POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!!!!! =D

  11. Olá.Estava procurando como montar brincos e você não poderia ter explicado melhor. Muito fácil,o mais difícil é a criatividade mesmo. Muito obrigada por ter postado,é uma explicação valiosa.
    Meus parabéns!!

    Beijos

  12. Oi,adorei a explicação!

    Quanto tempo você leva para fazer um brinco?
    Você conhece algum site que eu possa comprar os fechos,arames,argolas,tarrachas?

    Obrigada!
    Kayane Marques

  13. Oi eu ja faço colar e brico eu estava procurando nos site como fazer outros brincos edai achei o de vcs olha parabééns pelo o site esta bem organizado bem explicado parabééns mesmo

    Beijos

  14. acabei de fazer 2 pares de brincos e ficaram lindos,agradeço muito a voce pelas explicações faceis de entender.

    beijos

  15. gostei mas tenta colocar um video para ter mas pessoas assistindo::::::::::
    ia colocar no youtube mas acabei colocando no primeiro site e gostei que apareceu no google.

    mesmo sendo criança ficou perfeito

  16. Gigi,
    Parabéns pelo site! A aula sobre montagem de brincos é prática e tudo bem explicado, além de se poder acompanhar o passo a passo pelas ilustrações/fotos.
    Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>